Aquele lado de mim, que também pode estar dentro de cada um de vós(nós).

InícioFAQCalendárioGaleriaBuscarRegistrar-seLogin
Últimos assuntos
» O Mundo dos Cogumelos
Qui Jan 26, 2012 3:20 pm por JPais

» Aidos da Vila - O Mundo dos Cogumelos
Seg Jan 02, 2012 5:33 pm por JPais

» Leitão à Bairrada - Maravilha de Portugal
Ter Ago 23, 2011 8:44 pm por JPais

» Amostra aleatória
Seg Ago 01, 2011 10:58 pm por José Porvinho

» ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE
Ter Jun 21, 2011 7:56 pm por José Porvinho

» Encontros de Poesia Popular
Ter Maio 31, 2011 3:25 pm por JPais

» Sinais
Dom Maio 29, 2011 12:13 am por José Porvinho

» Sairam Melhor que a Encomenda
Dom Maio 29, 2011 12:08 am por José Porvinho

» Esquisofrenético
Dom Maio 29, 2011 12:05 am por José Porvinho

2010
Volte sempre!
Portugal
Visitantes
litterature
PT
Social bookmarking
Social bookmarking Digg  Social bookmarking Delicious  Social bookmarking Reddit  Social bookmarking Stumbleupon  Social bookmarking Slashdot  Social bookmarking Furl  Social bookmarking Yahoo  Social bookmarking Google  Social bookmarking Blinklist  Social bookmarking Blogmarks  Social bookmarking Technorati  

Conservar e compartilhar o endereço de José Porvinho em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de José Porvinho em seu site de social bookmarking

MODERNAMENTE ATRASADOS - JOSÉ PORVINHO 5 5 1
Compartilhe | 

MODERNAMENTE ATRASADOS - JOSÉ PORVINHO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
José Porvinho
Owner
Owner

Masculino
Número de Mensagens: 216
Emprego/lazer: Eng.Florestal/escritor/técnico
Sociavel: 10
Pontos: 1581

MensagemAssunto: MODERNAMENTE ATRASADOS - JOSÉ PORVINHO   Seg Maio 25, 2009 9:06 am

MODERNAMENTE ATRASADOS

Portugal deve ser o país que mais obras públicas está a lançar – de certeza, com mais obras públicas por metro quadrado! Num Programa infindável de grandes obras e de outras menos grandes, para desenvolver o país. Para devolver ao país dinamismo e confiança. Para criar emprego e aumentar a nossa capacidade de resposta e de acção. Para debelar a crise. Para modernizar o país. Para, para e para.
Até aqui tudo bem, o pior é o resto. E é que nestas contas, há resto e… grande! Por vezes, é de tal modo grande, que dá cá cada buraco! Portanto, das duas uma, ou as contas mais uma vez não são bem feitas ou então o resto sobra para alguém.
Há dias, numa sexta-feira à noite, pelas 21.40 horas ia para tirar o bilhete de regresso rumo a Pombal, na Estação do Oriente e… surpresa das surpresas; o senhor da bilheteira, simpaticamente pergunta-me se o bilhete era para o outro dia! Fiquei estupefacto; então depois das nove e meia da noite, mesmo a uma sexta-feira, já não se viaja rumo ao norte!!?
Achei inacreditável! Mas é que nem um regional. Nada mesmo. Assim fiquei retido em Lisboa, porque também regressar de táxi não entrava bem nas minhas contas. E acabou por ser uma boa noite para pensar, analisar e deduzir.
Eu que até gosto de viajar de comboio e sou a favor de todas as alternativas de transportes públicos, para descongestionar mais as cidades, devolver-lhe maior qualidade de vida e ajudar o ambiente; fico – taxativamente – a pé! Sai-me “o tiro pela culatra”, como se costuma dizer! Já na viagem que tinha feito nessa manhã, no Intercidades ou Alfa, já nem sei, dei com o serviço de bar fechado! Depois e como sou curioso, espreitei a carruagem de 1ª categoria, e vinha praticamente vazia: não que sempre se poupam uns cobres e é que a vida não está nada para facilidades nem para regabofes!
Depois e enquanto não adormecia, pensava assim: e ainda querem fazer o TGV para norte!? E até Vigo!? De facto, era bom. E também seria bom, muitas vilas do Interior terem transportes públicos minimamente compatíveis! Pelo menos de ida e volta e de volta e ida! Pois era. Era, não era? Mas, não pode ser. Era tão bom, mas não dá. Aliás, os que ainda existem são para ir cortando.
Então e o TGV já dá? Então e as actuais linhas e serviços não servem e/ou não chegam? E quem é que é capaz de ter dinheiro para pagar os bilhetes de TGV?
O desenvolvimento do país também se vê e mede por outros indicadores e parâmetros. Por outros critérios e opções. Por outro tipo de serviço e de perspectiva. Também por outro tipo de obras!
Claro que as obras são essenciais e as grandes obras públicas ainda mais. Nós percebemos, entendemos e compreendemos isso tudo; mas…
(Pois, mas há sempre um raio de um mas!)
Mas e com que dinheiro? Mas tudo em simultâneo? E os avisos do FMI? E os relatórios da OCDE? E as crises? E nós? E a produtividade? E o futuro? E o resto?
Pois é; mas há custa de quê, de quem e com que ri(s)cos??
É isso; até corremos o risco de ficarmos a viver num país tão… modernamente atrasado!!!

José Porvinho
Owner
Owner

Masculino
Número de Mensagens: 216
Emprego/lazer: Eng.Florestal/escritor/técnico
Sociavel: 10
Pontos: 1581

MensagemAssunto: Re: MODERNAMENTE ATRASADOS - JOSÉ PORVINHO   Seg Maio 25, 2009 9:08 am

Artigo publicado no JN em 8 de Maio 2009.

MODERNAMENTE ATRASADOS - JOSÉ PORVINHO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Tópicos similares

-
» PREFEITO PAES E AS UPP's
» Veículo com IPVA atrasado

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
José Porvinho :: José Porvinho :: Portugalidade-